Pré-requisitos: Ensino fundamental Concluído. Acima de 18 anos.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo 1 O Cuidador de Idosos
1.1 Quem é o Cuidador
1.2 Rotinas do cuidador
1 3 O cuidador e a
pessoa cuidada
1.4 Dicas de exercícios para o Cuidador
1.5 O cuidador e a família
1.6 Cuidando do cuidador
1.7 A importância do Cuidador
1.8 A comunicação eficaz
com o idoso e seu familiar
Módulo 2 A História
do Envelhecimento
2.1 A História do envelhecimento
12.2 Alterações corpóreas
2.3 Principais
alterações
2.4 Principais distúrbios e cuidados
benefícios
Módulo 3 Saúde do Idoso
3.1 Principais distúrbios
3.2 Doença de Alzheimer
3.3 Hiperplasia Prostática
3.4 Catarata
3 5 Glaucoma
3.6 Osteoartrite ou artrose
3.7 Diabetes tipo II
3.8 Osteoporose
3.9 Doença de Parkinson
Módulo 4 Herpes Zoster
Módulo 5 Cuidados
gerais com os Idosos
5.1 Saúde
Mental dos idosos
5.2 Administração
de medicamentos
5.3 Banho
de leito e aspersão
5.4 Cuidados com a pele
5.5 Cuidados com a Higiene
5.6 Exercícios respiratórios
5.7 A importância
da prática de exercícios físicos
5.8 Primeiros Socorros
5.9 Amparo
legal ao Idoso:
o que é preciso saber
Módulo 6 Acidente
Vascular Encefálico(AVE)
Módulo 7 Alimentação saudável
7.1 Cuidados com alimentação
7.2 Os dez passos para uma alimentação saudável
7.3 Alívio
de sintomas com alimentação
7 4 Náuseas
e vômitos
7.5 Desidratação
7.6 Cuidados com dieta enteral
Módulo 8 Cuidados com o idoso acamado e/ou com limitações físicas
8.1 Prevenção
de Lesões por pressão (LPP
8.2 Realização com curativos e cuidados
8.3 Prevenção de quedas
Módulo 9 Sono prejudicado
Módulo 10 Cuidados
com as eliminações intestinais e urinarias
10.1 Incontinência Urinária e fecal
10.2 Flatulência
10.3 Diarréia
10.4 Sonda Vesical de alívio e de demora
Módulo 11 Morte e terminalidade
11.1 O Cuidador de Idosos frente ao óbito
11.2 Serviços
de apoio
11.3 Cuidados de fim de vida (Paliativos)
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Auxiliar o idoso que apresenta dificuldades e limitações para realizar as atividades do dia-a-dia (banho, higiene, locomoção, alimentação, dentre outras).
O cuidador precisa ter compromisso com os cuidados ao idoso, ter responsabilidade, calma, paciência, amor, bom humor, gostar de se atualizar e de se aprimorar.
Atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde.
Escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuidada.
Ajudar nos cuidados de higiene.
Estimular e ajudar na alimentação.
Estimular atividades de lazer e ocupacionais.
Realizar mudanças de posição na cama e na cadeira, e massagens de conforto.
Administrar as medicações, conforme a prescrição e orientação da equipe de saúde.
Comunicar à equipe de saúde sobre mudanças no estado de saúde da pessoa cuidada dessa pessoa.
Tratar o envelhecimento natural como doença e, diante de qualquer alteração que o idoso apresente levá-lo ao médico para realizar exames e tratamentos desnecessários.
Conhecer as síndromes depressivas, depressão maior, depressão mascarada e distimias.
Conhecer demências e doença de Alzheimer.
Conhecer distúrbios ansiosos, os principais são a ansiedade e a hipocondria .
Conhecer distúrbios do sono e distúrbios cognitivos (diminuição da memória, percepção, desempenho intelectual e capacidade de resolução de problemas).
Controlar e observar a qualidade do sono.
Ajudar nas terapias ocupacionais e físicas.
Ter cuidados especiais com deficiências e dependências físicas.
Manusear adequadamente.
Observar alterações físicas.
Observar alterações de comportamento.
Lidar com comportamentos compulsivos e evitar ferimentos.
Controlar armazenamento, horário e ingestão de medicamentos, em domicílios.
Acompanhar a pessoa idosa em consultas e atendimentos médico-hospitalares.
Cuidar do ambiente domiciliar e/ou institucional
Manter o ambiente organizado e limpo.
Promover adequação ambiental.
Prevenir acidentes.
Fazer compras para a casa e para a pessoa idosa.
Cuidar da roupa e objetos pessoais da pessoa idosa.
Preparar o leito de acordo com as necessidades da pessoa idosa. ? Cuidar da alimentação da pessoa idosa
Participar na elaboração do cardápio.
Observar a qualidade e a validade dos alimentos.
Fazer as compras conforme lista e cardápio.
Preparar a alimentação.
Servir a refeição em ambientes e em porções adequadas.
Estimular e controlar a ingestão de líquidos e de alimentos variados.