A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o Estabelecimento de Ensino de Nível Superior (Tecnólogo) do Exército Brasileiro, responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.
A estrutura é composta de alojamentos, refeitórios, salas de aula, laboratório, espaço cultural, biblioteca, auditório, posto médico, capelania, parque de pontes e uma extensa área desportiva constituída por ginásios, campo de futebol, pista de atletismo, piscina, campo de polo, pista hípica e pista de corda. Possui dois campos de instrução: Campo de Instrução do Atalaia com área de 4,6 km² e o Campo de Instrução Moacyr Araújo Lopes com área de 20 km², sendo este último distante cerca de 40 km de Três Corações/MG.
A formação do aluno da ESA é dividida em dois períodos: "Básico" e de "Qualificação".
Período Básico
O período básico é realizado em 12 (doze) Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCT), supervisionadas pela ESA, localizadas de norte a sul do território nacional. Este período tem a atual duraçõa de 34 (trinta e quatro) semanas e antecedendo e preparando o aluno para o período de qualificação. Com a implantação do Curso de Tecnólogo, o período básico terá a duração aproximada de 43 (quarenta e três) semanas.
Organizações Militares do Corpo de Tropa (OMCT)
20º Regimento de Cavalaria Blindado - (Campo Grande/MS)
12º GAC (Jundiaí/SP)
1º GAAAe (Rio de Janeiro/RJ)
41º BIMtz (Jataí/GO)
14º GAC (Pouso Alegre/MG)
23º BC (Fortaleza/CE)
6º RCB (Alegrete/RS)
23º BI (Blumenau/SC)
10º BI (Juiz de Fora/MG)
4º GAC (Juiz de Fora/MG)
13° R C Mec - (Pirassununga/SP)
16º Batalhão de Infantaria Motorizado (16º B I Mtz) - (Natal/RN)
Após a conclusão do período básico, o aluno escolhe sua qualificação militar de Sargentos, conforme mérito intelectual. O período de qualificação terá a duração de 43 semanas. No que diz respeito às Armas. O período de qualificação é conduzido integralmente, na ESA. No que tange a logística, a qualificação é realizada na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no Rio de Janeiro/RJ e no que se refere a qualificação de Aviação do Exército, esta é realizada no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté/SP (CIAVEx).
Seja aprovado no Concurso Público de Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos das Áreas Geral/Aviação, Música e Saúde. Nosso curso preparatório online, contempla:
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Número de Vagas: 1100 vagas
Salário: Durante o curso aprox. R$ 1.332,00, após a formação aprox. R$ R$ 4.770,00.
Idade:
Possuir, no mínimo, 17 e no máximo, 24 de idade para a área Geral/Aviação. Possuir, no mínimo, 17 e no máximo, 26 anos de idade para as áreas Música e Saúde. (referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula.)
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Carga Horária: aproximadamente 60 horas
Início: Imediato
Conteúdo Programático
História do Brasil
a) A expansão Ultramarina Européia dos séculos XV e XVI
b) O Sistema Colonial Português na América
Estrutura político-administrativa; estrutura socioeconômica; invasões
estrangeiras; expansão territorial; interiorização e formação das fronteiras; as reformas
pombalinas; rebeliões coloniais; e movimentos e tentativas emancipacionistas.
c) O Período Joanino e a Independência
(1) A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as
principais medidas de D. João VI no Brasil, a política joanina, os partidos políticos, as
revoltas, conspirações e revoluções e a emancipação e os conflitos sociais.
(2) O processo de independência do Brasil.
d) Brasil Imperial
Primeiro Reinado e Período Regencial: aspectos administrativos, militares,
culturais, econômicos, sociais e territoriais; Segundo Reinado: aspectos administrativos,
militares, econômicos, sociais e territoriais; e Crise da Monarquia e Proclamação da
República.
e) Brasil República
Aspectos administrativos, culturais, econômicos, sociais e territoriais, revoltas,
crises e conflitos e a participação brasileira na II Guerra Mundial.
Geografia do Brasil
a) O território nacional: a construção do Estado e da Nação, a obra de fronteiras,
fusos-horários e a federação brasileira.
b) O espaço brasileiro: relevo, climas, vegetação, hidrografia e solos.
c) Políticas territoriais: meio ambiente.
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d) Modelo econômico brasileiro: o processo de industrialização, o espaço industrial,
a energia e o meio ambiente, os complexos agro-industriais e os eixos de circulação e os
custos de deslocamento.
e) A população brasileira: a sociedade nacional, a nova dinâmica demográfica, os
trabalhadores e o mercado de trabalho, a questão agrária, pobreza e exclusão social e o
espaço das cidades.
f) Políticas territoriais e regionais: a Amazônia, o Nordeste, o Mercosul e a América
do Sul
Matemática
1) Teoria dos Conjuntos e Conjuntos Numéricos:
Representação de conjuntos, subconjuntos, operações: união, interseção, diferença
e complementar. Conjunto universo e conjunto vazio; conjunto dos números naturais e
inteiros: operações fundamentais, números primos, fatoração, número de divisores, máximo
divisor comum e mínimo múltiplo comum; conjunto dos números racionais: operações
fundamentais. Conjunto dos números reais: operações fundamentais, módulo,
representação decimal, operações com intervalos reais. Razões e proporções, grandezas
diretamente e indiretamente proporcionais e porcentagem; e números complexos:
operações, módulo, conjugado de um número complexo, representações algébrica e
trigonométrica. Representação no plano de Argand – Gauss, Potencialização e radiciação.
Extração de raízes. Fórmulas de Moivre. Resolução de equações binomiais e trinomiais.
2) Funções:
Definição, domínio, imagem, contradomínio, funções injetoras, sobrejetoras e
bijetoras, funções pares e ímpares, funções periódicas; funções compostas; relações;
raiz de uma função; função constante, função crescente, função decrescente; função definida
por mais de uma sentença; função inversa e seu gráfico;
3) Função Linear, Função Afim e Função Quadrática:
Gráficos, domínio, imagem e características; variações de sinal; máximos e mínimos;
e inequação produto e inequação quociente.
4) Função Modular:
Definição, gráfico, domínio e imagem da função modular; equações modulares; e
inequações modulares.
5) Função Exponencial:
Gráficos, domínio, imagem e características da função exponencial, logaritmos
decimais, e equações e inequações exponenciais.
6) Função Logarítmica:
Definição de logaritmo e propriedades operatórias; gráficos, domínio, imagem e
características da função logarítmica; e equações e inequações logarítmicas.
7) Trigonometria:
Arcos notáveis; trigonometria no triângulo (retângulo e qualquer); lei dos senos e lei
dos cossenos; unidades de medidas de arcos e ângulos: o grau e o radiano; círculo
trigonométrico, razões trigonométricas e redução ao 1º quadrante; funções trigonométricas,
transformações, identidades trigonométricas fundamentais, equações e inequações
trigonométricas no conjunto dos números reais; fórmulas de adição de arcos, arcos duplos,
arco metade e transformação em produto; e sistemas de equações e inequações
trigonométricas e resolução de triângulos.
8) Contagem e Análise Combinatória:
Fatorial: definição e operações; princípios multiplicativo e aditivo da contagem;
arranjos, combinações e permutações; e binômio de Newton: desenvolvimento, coeficientes
binomiais e termo geral.
9) Probabilidade:
Experimento aleatório, experimento amostral, espaço amostral e evento;
probabilidade em espaços amostrais equiprováveis; probabilidade da união de dois eventos;
probabilidade condicional; propriedades das probabilidades; e probabilidade de dois eventos
sucessivos e experimentos binomiais.
10) Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares:
Operações com matrizes (adição, multiplicação por escalar, transposição e
produto); matriz inversa; determinante de uma matriz: definição e propriedades; e sistemas
de equações lineares.
11) Sequências Numéricas e Progressões:
Sequências numéricas; progressões aritméticas: termo geral, soma dos termos e
propriedades; progressões geométricas (finitas e infinitas): termo geral, soma dos termos e
propriedades.
12) Geometria Espacial de Posição:
Posições relativas entre duas retas; posições relativas entre dois planos; posições
relativas entre reta e plano; perpendicularidade entre duas retas, entre dois planos e entre
reta e plano; e projeção ortogonal.
13) Geometria Espacial Métrica:
Prismas: conceito, elementos, classificação, áreas e volumes e troncos; pirâmide:
conceito, elementos, classificação, áreas e volumes e troncos; cilindro: conceito, elementos,
classificação, áreas e volumes e troncos; cone: conceito, elementos, classificação, áreas e
volumes e troncos; esfera: elementos, seção da esfera, área, volumes e partes da esfera;
inscrição e circunscrição de sólidos.
14) Geometria Analítica Plana:
Ponto: o plano cartesiano, distância entre dois pontos, ponto médio de um
segmento e condição de alinhamento de três pontos; reta: equações geral e reduzida,
interseção de retas, paralelismo e perpendicularidade, ângulo entre duas retas, distância
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entre ponto e reta e distância entre duas retas, bissetrizes do ângulo entre duas retas, Área
de um triângulo e inequações do primeiro grau com duas variáveis; circunferência: equações
geral e reduzida, posições relativas entre ponto e circunferência, reta e circunferência e duas
circunferências; problemas de tangência; e equações e inequações do segundo grau com
duas variáveis; elipse: definição, equação, posições relativas entre ponto e elipse, posições
relativas entre reta e elipse; hipérbole: definição, equação da hipérbole, posições relativas
entre ponto e hipérbole, posições relativas entre reta e hipérbole e equações das assíntotas
da hipérbole; parábola: definição, equação, posições relativas entre ponto e parábola,
posições relativas entre reta e parábola; reconhecimento de cônicas a partir de sua equação
geral.
15) Geometria Plana:
Ângulo: definição, elementos e propriedades; Ângulos na circunferência;
Paralelismo e perpendicularidade; Semelhança de triângulos; Pontos notáveis do triângulo;
Relações métricas nos triângulos (retângulos e quaisquer); Triângulos retângulos, Teorema
de Pitágoras; Congruência de figuras planas; Feixe de retas paralelas e transversais,
Teorema de Tales; Teorema das bissetrizes internas e externas de um triângulo;
Quadriláteros notáveis; Polígonos, polígonos regulares, circunferências, círculos e seus
elementos; Perímetro e área de polígonos, polígonos regulares, circunferências, círculos e
seus elementos; Fórmula de Heron; Razão entre áreas; Inscrição e circunscrição.
16) Polinômios:
Função polinomial, polinômio identicamente nulo, grau de um polinômio, identidade
de um polinômio, raiz de um polinômio, operações com polinômios e valor numérico de um
polinômio; divisão de polinômios, Teorema do Resto, Teorema de D’Alembert e dispositivo
de Briot-Ruffini; relação entre coeficientes e raízes. Fatoração e multiplicidade de raízes e
produtos notáveis. Máximo divisor comum de polinômios;
17) Equações Polinomiais:
Teorema fundamental da álgebra, teorema da decomposição, raízes imaginárias,
raízes racionais, relações de Girard e teorema de Bolzano.
Língua Portuguesa
1) Leitura, interpretação e análise de textos
Leitura, interpretação e análise dos significados presentes em um texto e o
respectivo relacionamento com o universo em que o texto foi produzido.
2) Fonética, ortografia e pontuação
Correta escrita das palavras da língua portuguesa, acentuação gráfica, partição
silábica e pontuação.
3) Morfologia
Estrutura e formação das palavras e classes de palavras.
4) Morfossintaxe
Frase, oração e período, termos da oração, orações do período (desenvolvidas e
reduzidas), funções sintáticas do pronome relativo, sintaxe de regência (verbal e nominal),
sintaxe de concordância (verbal e nominal) e sintaxe de colocação.
5) Noções de versificação
Estrutura do verso, tipos de verso, rima, estrofação e poemas de forma fixa.
6) Teoria da linguagem e semântica
História da Língua Portuguesa; linguagem, língua, discurso e estilo; níveis de
linguagem, funções da linguagem; figuras de linguagem e significado das palavras.
7) Introdução à literatura
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A arte literária, os gêneros literários e a evolução da arte literária, em Portugal e no
Brasil.
8) Literatura brasileira
Contexto histórico, características, principais autores e obras do Quinhentismo,
Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Impressionismo, Parnasianismo,
Simbolismo, Pré-modernismo e Mordenismo.
9) Redação
Gênero textual; textualidade e estilo (funções da linguagem; coesão e coerência
textual; tipos de discurso; intertextualidade; denotação e conotação; figuras de linguagem;
mecanismos de coesão; a ambiguidade; a não-contradição; paralelismos sintáticos e
semânticos; continuidade e progressão textual); texto e contexto; o texto narrativo: o enredo,
o tempo e o espaço; a técnica da descrição; o narrador; o texto argumentativo; o tema; a
impessoalidade; a carta argumentativa; a crônica argumentativa; a argumentação e a
persuasão; o texto dissertativo-argumentativo; a consistência dos argumentos; a contraargumentação; o parágrafo; a informatividade e o senso comum; formas de desenvolvimento
do texto dissertativo-argumentativo; a introdução; e a conclusão.
10) Alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo
Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por
Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e,
posteriormente, por Timor Leste, aprovado no Brasil pelo Decreto nº 6.583, de 29 de
setembro de 2008 e alterado pelo Decreto nº 7.875, de 27 de dezembro de 2012.
Redação
Inglês
a) Compreender a utilização de mecanismos de coesão e coerência na produção
escrita;
b) Compreender de que forma determinada expressão pode ser interpretada em
razão de aspectos sociais e/ou culturais;
c) Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos e
contextos mediante a natureza, função, organização, estrutura, de acordo com as condições
de produção.
2) Conteúdos linguístico-textuais:
a) Denotação e conotação.
b) Sinonímia e antonímia.
c) Correlação morfológica, sintática e/ou semântica.
d) Pronomes e suas referências.
e) Artigos (definidos e indefinidos).
f) Singular e Plural.
g) Verbos no tempo presente, para expressar hábitos e rotinas, em suas formas
afirmativa, interrogativa ou negativa.
h) Verbos no Presente Contínuo, para expressar atividades momentâneas e futuro,
em suas formas afirmativa, interrogativa ou negativa.
i) Comparativo e superlativo.
j) Adjetivos e advérbios e suas posições nas frases.
k) Quantificadores (many, much, few, little, a lotof).
Corpo docente formado por professores especializados na Escola de Sargentos das Armas